Morre John Barry


Mais um dos grandes se vai. O vencedor do Oscar John Barry, que ganhou fama nos anos 1960 com suas clássicas trilhas sonoras para os filmes de James Bond, faleceu ontem aos 77 anos. O compositor britânico, segundo seu colega e amigo David Arnold,  foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Nascido em York, Inglaterra, no dia 03 de novembro de 1933, Barry começou trabalhando na música de programas da BBC e fazendo arranjos orquestrais para o selo EMI, até ser contratado para colaborar na trilha que Monty Norman estava compondo para a primeira aventura cinematográfica de James Bond, 007 Contra o Satânico Dr. No (1962). É de Barry o arranjo do tema que se tornou indissociável do fictício agente secreto inglês. No segundo filme da série, Moscou Contra 007 (1963), Barry compôs integralmente a trilha sonora, e o resto é história.  Dentre suas várias indicações e premiações, destacam-se os cinco Oscars conquistados por A História de Elza (canção e trilha sonora original), O Leão no Inverno, Entre Dois Amores e Dança com Lobos (trilha sonora original).

5 comentários sobre “Morre John Barry

  1. As melodias embebidas de emoção executadas quase inteiramente pela seção de cordas da orquestra evocando verdadeiras panorâmicas visuais na nossa mente e nos convidando a contemplação era uma de suas marcas registradas. Obrigado John Barry por nos deixar este maravilhoso legado musical.

    Curtir

  2. No tocante à 007 e John Barry, GOLDFINGER apenas abriu caminho para as explêndidas YOU ONLY LIVE TWICE (1967), ON HER MAJESTIC SECRET SERVICE (1969) e DIAMONDS ARE FOREVER (1971). Mas, Barry não se restringe à James Bond. Os scores de MIDNIGHT COWBOY (1969), THE LION IN WINTER (1968), KING KONG (1977), SOMEWHERE IN TIME (1980), CHAPLIN, BORN FREE, THE CHASE, DANÇA com LOBOS, inúmeros trabalhos que o coloca como um dos MAIORES COMPOSITORES DE TODOS os TEMPOS da música de cinema.

    Curtir

    • Assinamos embaixo José – não poucos acham On Her Majesty’s Secret Service a melhor trilha de Barry para 007. Além disso o compositor legou uma obra variada e de alta qualidade, e pode ser considerado o maior compositor inglês de cinema em todos os tempos.

      Curtir

Deixe um comentário