Música composta por Murray Gold, regida por Ben Foster
Selo: Silva Screen
Catálogo: SILCD1345
Lançamento: 08/11/2010
Cotação: ****½

A longeva série britânica Doctor Who, exceto por seu famoso tema eletrônico composto por Ron Grainer, nunca foi, musicalmente falando, especialmente memorável. Mas isto mudou com a estreia da sua nova fase em 2005, supervisionada por Russell T. Davies e com  o compositor Murray Gold se encarregando de dar uma nova roupagem ao tema de Grainer e criar os scores para cada episódio. E tanto mudou que a música da série acabou tendo destaque em dois bem sucedidos concertos da BBC, o último realizado em 2010.

O fato é que a voz musical de Murray tornou-se indissociável dessa nova fase do programa; por quatro temporadas tanto os personagens principais como os vilões (normalmente integrantes de uma vasta galeria de alienígenas) tiveram temas próprios, e alguns episódios passaram a ser lembrados inclusive por suas trilhas incidentais. Tão competente e popular revelou ser o trabalho de Gold que ele foi um dos poucos membros da equipe que foram mantidos quando Steven Moffat assumiu o posto de Davies, a partir da quinta temporada exibida nos EUA e na Inglaterra em 2010.

E Gold, para surpresa de muitos, conseguiu repetir a façanha: descartando quase que totalmente  seu material prévio, principalmente o que se associava ao 10º Doutor, David Tennant, ele criou todo um novo conjunto de melodias e temas para marcar a chegada do novo protagonista, Matt Smith, e sua nova acompanhante de aventuras, Amy Pond, vivida por Karen Gillan. Moffat, quando do lançamento da temporada, declarara que nela prevaleceria um tom de conto de fadas sombrio, e isso sem dúvida se refletiu nas harmonias e orquestrações, como constatamos neste CD duplo da Silva Screen, que dá seguimento aos seus lançamentos de Doctor Who trazendo uma extensa representação musical do quinto ano da série.

O álbum inicia com “Doctor Who XI”, o mais recente, cadenciado e eletrônico dos arranjos de Gold para o clássico tema de Ron Grainer, e que serve de introdução para a nova fase do programa. Ele é seguido pelas músicas que acompanham os primeiros encontros de Amy com o Doutor, onde temos todo um clima de Alice no País das Maravilhas. Em “The Mad Man with a Box” a garota não está diante das estripulias de um Chapeleiro Louco, mas sim do “Maluco da Cabine”, com resultados similares. Como há uma ameaça que acompanha Amy desde a infância, e ela está relacionada ao Doutor, logo o deslumbramento e a diversão presentes na música darão lugar a tons mais sombrios e ameaçadores.

“I Am The Doctor” é o principal tema da temporada. Levado inicialmente pela seção de cordas, à qual aos poucos vão se juntando metais, sopros, baixo, guitarra e coral, ele transmite a força e a determinação do personagem principal, bem como seu lado irreverente e meio amalucado. O tema ganhará ares mais épicos nos episódios que encerram o arco principal desse ano, “The Pandorica Opens” e “Big Bang”, que também marcam o retorno dos vilões Daleks, Cybermen, Sontarans, Judoon e Sylurans para tentar finalmente derrotar seu temido inimigo, o Doutor. Obviamente, Gold teve aqui a chance de revisitar e retrabalhar o material que anteriormente criara para os alienígenas, contrapondo-o à nova encarnação do herói.

Aliás, as faixas dedicadas a esses episódios ocupam a maior parte do segundo disco, e sem dúvida são o destaque do álbum. Repletas de momentos emotivos e de grandeza orquestral, elas fazem convergir todas as ideias musicais da temporada, dando uma prova do alto nível do trabalho do compositor, superior à maioria do que se ouve nas trilhas sonoras de filmes de aventura e ficção científica contemporâneos.

Faixas:

Disco 1
1. Doctor Who XI
2. Down to Earth
3. Little Amy
4. Fish Custard
5. Can I Come with You?
6. Little Amy: The Apple
7. The Sun’s Gone Wibbly
8. Zero
9. I Am the Doctor
10. The Mad Man with a Box
11. Amy in the Tardis
12. The Beast Below
13. Amy’s Theme
14. A Lonely Decision
15. A Tyrannical Menace
16. Victory of the Daleks
17. Battle in the Sky
18. River’s Path
19. The Time of Angels
20. I Offer You My Daughter
21. Chicken Casanova
22. Signora Rosanna Calvierri
23. Cab for Amy Pond
24. The Vampires of Venice
25. Wedded Bliss
26. This Is the Dream
27. Rio de Cwmtaff
28. The Silurians

Disco 2
1. Paint
2. Vincent
3. Hidden Treasures
4. A Troubled Man
5. With Love, Vincent
6. Adrift in the Tardis
7. Friends and Neighbours
8. Doctor Gastronomy
9. You Must Like It Here
10. A Useful Striker
11. A Painful Exchange
12. Kiss the Girl
13. Thank You Craig
14. River Runs Through
15. Away on Horseback
16. Beneath Stonehenge
17. Who Else Is Coming
18. Amy and Rory
19. The Pandorica
20. Words Win Wars
21. The Life and Death of Amy Pond
22. Amy’s Starless Life
23. Into the Museum
24. This Is Where It Gets Complicated
25. Roman Paradox
26. The Patient Centurion
27. The Same Sonic
28. Honey I’m Home
29. The Perfect Prison
30. A River of Tears
31. The Sad Man with a Box
32. You and Me, Amy
33. The Big Day
34. I Remember You
35. Onwards!

Duração: 131:45

Jorge Saldanha

Anúncios