Resenha: TRUE BLOOD – A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray UK)


Produção: 2009
Duração: 720 min.
Direção: Vários
Elenco: Anna Paquin, Stephen Moyer, Sam Trammell, Ryan Kwanten, Rutina Wesley, Chris Bauer, Mehcad Brooks, Alexander Skarsgård, Deborah Ann Woll, Anna Camp, Nelsan Ellis, Michelle Forbes, Mariana Klaveno, Todd Lowe, Michael McMillian
Vídeo: Widescreen Anamórfico 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Francês (DTS 5.1), Espanhol (Dolby Digital 2.0)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Holandês
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner / HBO
Discos: 5
Lançamento: 26/08/2010
Cotações: Som: ****½ Imagem: ****½ Filme: ***½ Extras & Menus: ***½ Geral: ****

SINOPSE
Bem-vindo de volta a Bon Temps, lar do mistério, da sensualidade sulista e segredos sombrios. Para Sookie Stackhouse, a vida está mais perigosa do que antes de ela e Bill se envolverem mais profundamente. Enquanto isso, Tara também encontra o amor e uma maldição; Sam acaba confiando em um improvável aliado; Jason se envolve com uma seita anti-vampiros; Eric recruta Sookie para investigar o desaparecimento de um vampiro com dois mil anos de idade; e Maryann revela possuir poderes que lhe permitem controlar quase todo mundo na cidade. Sookie, Bill e Sam precisam formar a última linha de defesa contra o diabólico plano de Maryann.

COMENTÁRIOS
Esqueça os vampiros antissépticos da saga CREPÚSCULO e da televisiva THE VAMPIRE DIARIES. A melhor coisa que surgiu nos últimos anos no gênero é a série da HBO TRUE BLOOD, criada por Alan Ball com base nos livros de Charlaine Harris. Dirigida a um público mais adulto e produzida por um canal a cabo, a série usa e abusa do sexo e da violência (mas sem dispensar o humor) para narrar as tramas de uma realidade alternativa onde os vampiros convivem com os humanos. Se a primeira temporada mostrava o início desta complicada coexistência, nesta vemos em maiores detalhes a hierarquia dos vampiros e as regras que seguem em sua sociedade. Sookie Stackhouse (Anna Paquin), que já sabemos ser mais do que uma simples garçonete humana, continua sendo a personagem principal, e seu relacionamento com o cavalheiresco vampiro Bill Compton (Stephen Moyer) enfrentará novos desafios – sendo um deles o crescente interesse por ela demonstrado pelo superior de Bill, o Xerife da área 5 Eric Northman (Alexander Skarsgård).

A temporada possui duas tramas principais, sendo que a melhor envolve o desaparecimento do Xerife da área 9, Godric (Allan Hyde). Descobrimos que ele é um vampiro de aparência jovem mas com 2000 anos de idade, e que, além disso, foi quem transformou Eric em vampiro séculos atrás. Eric envia Sookie e Bill a Dallas para investigar o sumiço de seu Criador, e lá eles descobrem que Godric pode ter sido raptado pelos Companheiros do Sol, uma seita anti-vampiros comandada pelo Reverendo Newlin (Michael McMillian) e sua esposa Sarah (Anna Camp). O caminho deles cruza com o impagável irmão de Sookie, Jason (Ryan Kwanten), que resolveu entrar para a seita após os assassinatos de sua avó e namorada (eventos vistos na primeira temporada). Já a segunda trama é encabeçada por Maryann (Michelle Forbes), que descobrimos ser uma Mênade, mitológica adoradora do deus grego Baco, e que em seus cultos desperta nos seres humanos as forças mais primitivas da natureza. Tendo sob seu controle a melhor amiga de Sookie, Tara (Rutina Wesley), Maryann reencontra Sam (Sam Trammell), de quem conhece a capacidade de se transformar em animais, e decide que ele será um ótimo sacrifício a ser oferecido a Baco. Ela exerce seu poder místico sobre os habitantes de Bom Temps, transformando a cidade no palco de uma grande orgia regada a sexo, embriaguez e autoflagelação.

Esta segunda temporada de TRUE BLOOD revela ser um pouco inferior à primeira por causa do arco de Maryann, que acaba tomando conta da série em seus episódios finais com o retorno de Sookie e Bill a Bom Temps. Além de sua trama ser inferior à de Dallas, aquela se beneficia por envolver os melhores personagens da série, e nem me refiro a Sookie e Bill. A vampira gracinha Jessica (Deborah Ann Woll) é um achado, e o momento em que ela descobre que será eternamente virgem é hilário. Uma grande adição é a maluquete Sophie-Anne LeClerq (Evan Rachel Wood), como a Rainha dos vampiros de Louisiana. Temos, obviamente, Jason Stackhouse e seu divertido caso com a esposa do Reverendo, mas Eric Northman é o maior destaque. Interpretado pelo enorme Alexander Skarsgård, ele rouba a cena sempre que aparece, e além de sua presença física marcante, parece sempre ter as melhores falas da série. A sequência em que ele se despede de Godric, para mim, é a melhor e mais emocionante da temporada.

TRUE BLOOD, com seu misto de soap opera, terror e sátira social, é diversão pura. A série é um enorme sucesso, sua terceira temporada está sendo exibida na HBO do Brasil apenas com duas semanas de atraso em relação aos EUA, e a quarta já foi confirmada para 2011. Vale a pena ver, rever e colecionar, e se for na alta definição do Blu-ray, melhor ainda.

SOBRE O BD
A segunda temporada de TRUE BLOOD está saindo no Brasil em Blu-ray, após já ter sido lançada em DVD. O box utilizado para esta resenha é o que foi lançado no Reino Unido, mas se seguir o padrão da temporada anterior, o nosso será basicamente o mesmo disponível nos EUA e Europa, exceto por diferenças na embalagem, com os 12 episódios da temporada e extras distribuídos em cinco BDs de dupla camada – BD-50. O elevado padrão técnico dos BDs da primeira temporada foi mantido, com os episódios apresentados em ótimas transferências anamórficas 1080p/AVC MPEG-4 (com formato de tela 1.78:1). Os níveis de preto, muito importantes já que várias sequências da série ocorrem à noite, são profundos e fortes. As cores são muito bem e fielmente reproduzidas, com tons de pele (exceto a dos pálidos vampiros, obviamente) naturais. O elevado nível de detalhes valoriza bastante o desenho de produção, e exceto por um pequeno (e natural) grau de granulação, a imagem é limpa, sem artefatos ou ruídos dignos de menção. Esta segunda temporada de TRUE BLOOD, portanto, mantém uma qualidade de imagem que beira a perfeição.

Tão bom quanto o vídeo é o áudio, especialmente as faixas lossless DTS-HD Master Audio 5.1 em inglês de cada episódio. Em momentos agitados ela é potente, alta, mas o que predomina são as cenas mais atmosféricas, conduzidas pelos diálogos – e estes, em qualquer situação, são clara e cristalinamente ouvidos. A espacialidade dos sons é eficiente, com os canais surround sendo usados constantemente. É uma mixagem sonora HD primorosa, que mantém o padrão em todos os episódios, e que para uma produção televisiva está acima da média. Se há alguma variação digna de nota esta é percebida principalmente na canção dos créditos iniciais (a viciante “Bad Things” de Jace Everett), que em alguns episódios parece estar em um volume levemente mais alto que em outros. Também há disponíveis faixas de áudio em francês (DTS 5.1) e espanhol (DTS 2.0) – nada de dublagem em português. As legendas disponíveis são português, inglês, francês, espanhol e holandês. Os menus, animados e pop-up, estão apenas em inglês.

EXTRAS
Neste box da 2ª temporada de TRUE BLOOD há extras suficientes para ocupar muitas horas dos fãs da série. Uma pena que nem tudo recebeu legendas em português – contudo, neste aspecto houve um avanço em relação à temporada anterior.

  • True Blood Previews (discs 1-5, HD) – Cada episódio da temporada possui prévias que me parecem ser as mesmas exibidas na HBO. Com áudio em inglês 2.0 e legendas em português;
  • Comentários em Áudio – Há sete interessantes faixas de comentários em áudio, que acompanham episódios que estão nos discos 1, 3, 4 e 5. Normalmente há um par de comentaristas, como no episódio final da temporada, “Beyond Here Lies Nothin”, onde você pode escolher entre os comentários das atrizes Anna Paquin e Michelle Forbes ou os do diretor Michael Cuesta acompanhado pelo roteirista Alexander Woo. Infelizmente os comentários não foram legendados, o que os torna inacessíveis para quem não entende o inglês;
  • Enhanced Viewing – É o mesmo recurso que já estava disponível no box da primeira temporada, permitindo que cada episódio seja assistido acompanhado de uma faixa PIP aprimorada. A diferença é que agora, além das informações, trivialidades e detalhes da trama, há algumas adições interessantes como as mais de duas horas de “Perspectivas dos Personagens” (alguns personagens dão seus depoimentos sobre o que está acontecendo), “Flashbacks” que permitem rever eventos da primeira temporada, e featurettes “Flash Forward” que examinam arcos de personagens e desenvolvimentos da trama. Contudo este material ainda permanece muito espalhado nos episódios. Novamente esta opção não oferece nada com legendas em português, e além disso quando acionada ela desativa as legendas dos episódios;
  • The Vampire Report: Edição Especial (HD, 23:50) – Falso telejornal com notícias de vampiros, políticos e cultura pop. Poderia ser mais curto, mas pelo menos tem legendas em português;
  • Fellowship of the Sun: Reflections of Light (HD, 12:14) – Alguns vídeos edificantes protagonizados pelo casal Steve e Sarah Newlin, os líderes da seita Companheiros do Sol. Também com legendas;
  • Character Perspectives (HD, 122:14) – São as mesmas “Perspectivas dos Personagens” que estão incluídas no recurso Enhanced Viewing, que aqui podem ser vistas isoladamente (por personagem) e com legendas em português.

Jorge Saldanha

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha: TRUE BLOOD – A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray UK)

  1. Pingback: Resenha de Série: DEMOLIDOR – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA | ScoreTrack.net

  2. Pingback: Resenha de Série: DEMOLIDOR – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA | SCI FI do Brasil

  3. Pingback: Amazon Prime Video estreia a Série Original LORE dia 13 de Setembro – ScoreTrack.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s