Allyn Ferguson (1924-2010)


O compositor faleceu no dia 23 de junho aos 85 anos, de causas naturais. Em parceria com Jack Elliott, Ferguson foi co-autor de vários músicas instrumentais executadas em dezenas de séries de TV. Allyn Malcolm Ferguson Jr. nasceu no dia 18 de outubro de 1924 em San Jose, Califórnia. Aos quatro anos começou a estudar trompete e aos sete, piano. Formado em música pela San Jose State University, Ferguson passou um tempo em Paris, França, estudando com Nadia Boulanger e, mais tarde, com Aaron Copland em Massachusetts.

Ferguson chegou à TV no início da década de 1960, compondo músicas para episódios de “A Feiticeira”, “Os Monkees”, “Os Boas Vidas/The Good Life”, “Banacek”, “Os Novatos/The Rookies”, “Gibsville”, “Starsky & Hutch: Justiça em Dobro”, “Assassinato por Escrito/Murder She Wrote” e “Diagnosis Murder”. Entre 1975 e 1980, trabalhou com a série “Barney Miller”, sitcom sobre o dia-a-dia de uma delegacia de polícia, cujo sucesso abriria as portas para o surgimento do drama “Chumbo Grosso/Hill Street Blues”. Na mesma época, entre 1976 e 1981, compôs músicas de episódios e o tema de abertura da série “As Panteras/Charlie’s Angels”.

Ao longo de sua carreira, foi indicado oito vezes ao prêmio Emmy, por seu trabalho em séries, minisséries e telefilmes. Ferguson também foi diretor musical de programas especiais como os de entrega a prêmios Grammy, Oscar e Emmy. Em 1978, em parceria com Elliott, criou a Foundation for New American Music.

Fonte: Nova Temporada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s