Resenha: THE LAST AIRBENDER – James Newton Howard (Trilha Sonora)


Música composta por James Newton Howard, regida por Pete Anthony
Selo: Lakeshore
Catálogo: LKS34152
Lançamento: 29 de junho 2010
Cotação: star_4_5

O caso do cineasta M. Night Shyamalan é sui generis. Um dos diretores mais autorais surgidos no cinema comercial a partir da década de 1990, após um início de carreira excepcional seus filmes passaram a ser fracassos de público e crítica cada vez maiores. E mesmo assim Shyamalan não abriu mão de fazer os filmes que queria, da forma que queria, com controle absoluto sobre a produção – além de diretor, ele sempre foi o autor das histórias e roteiros, e sempre teve a sorte de os estúdios e produtores lhe permitirem a liberdade criativa que exigia. Mas os sucessivos fracassos parecem ter mudado este cenário, e neste sentido seu novo filme, O Último Mestre do Ar (The Last Airbender), é uma incógnita.

Digo isto porque, apesar de ser escrito e dirigido por Shyamalan, este será seu primeiro filme baseado em material de terceiros – mais especificamente na elogiada série de animação Avatar – The Last Airbender, a qual nunca assisti. Além disso, fugindo do clima de suspense e mistério de suas obras (mas ainda mantendo o cunho de narrativa fantástica), o longa pertence a um gênero atípico para o diretor: trata-se de uma fantasia épica de ação. Comprovando que as coisas andam difíceis para Shyamalan, mesmo antes de sua estreia a produção enfrentou problemas: para não ser confundido com o longa de James Cameron, a produção foi obrigada a retirar a palavra “Avatar” do título, e recentemente Shyamalan foi acusado de racista por não escalar orientais para os principais papéis.

No momento que escrevo esta resenha ainda falta um mês para a estreia do filme, do qual só tenho como referência os trailers promissores já divulgados. Mas há um valor de produção ao qual já tive acesso e posso dividir com vocês minha opinião a respeito: a trilha incidental composta pelo colaborador habitual de Shyamalan, James Newton Howard, que será lançada em CD e download digital pela Lakeshore Records dia 29 de junho. Howard, mesmo nos filmes mais criticados do cineasta, sempre realizou um trabalho da mais alta competência, e fico feliz ao constatar que em The Last Airbender ele não apenas repetiu o feito, mas também compôs uma das melhores partituras resultantes de sua parceria com o diretor.

Assim como o próprio filme, a trilha sonora afasta-se do suspense e se aventura por outros territórios, sendo interpretada pela grande orquestra com nada menos de 120 instrumentos, onde predomina a seção de cordas. Mas sopros e metais também são uma forte presença, e apesar de haver o inevitável acompanhamento eletrônico em determinados segmentos, ele não retira o caráter eminentemente orquestral do score.

O álbum inicia com a excelente “Airbender Suite”, que dá o tom para este notável trabalho de Howard. Como o nome sugere, a faixa é uma longa suíte de 11 minutos construída com vários motivos, e nela ouvi coisas que poderiam muito bem ter sido compostas por, digamos, Basil Poledouris nos anos 1980. É um verdadeiro alento, quando nos aproximamos do final da primeira década do século 21, termos um genuíno score orquestral, épico e tradicional como este. É complicado avaliar uma trilha incidental sem ter assistido o filme ao qual ela acompanha, mas ao final desta faixa inicial fica difícil deixar de pensar que, mais uma vez, o compositor providenciou um maravilhoso suporte musical às imagens.

A faixa inicial do CD também é um dos seus pontos altos, e isto poderia prejudicar a avaliação do material que vem a seguir. No entanto Howard realizou um trabalho na maior parte homogêneo, que nunca se distancia muito do padrão que estabelece no começo do álbum. Ele não nos entrega um tema principal propriamente dito, mas sim um motivo recorrente que identificamos em alguns pontos da partitura, inclusive ao seu final.

Se tenho algum reparo a fazer, é o de que Howard utiliza a percussão em certas sequências de ação de uma forma que virou clichê desde a trilha de Tan Dun para O Tigre e o Dragão, provavelmente para dar à música um sabor étnico, oriental. Felizmente Howard não demora para colocar as demais seções da orquestra sobre esses acompanhamentos. Além da já citada “Airbender Suite”, considero como destaques desta trilha “Earthbenders”, “Journey to the Northern Water Tribe”, “The Blue Spirit”, “The Spirit World”, “We Could Be Friends”, “We Are Now the Gods” e, em especial, a faixa que encerra o CD, “Flow Like Water”. Para concluir a partitura Howard compôs uma faixa que é ao mesmo tempo lírica, tocante e empolgante. Se o filme estiver à altura dessa música, certamente Shyamalan terá recolocado sua carreira nos trilhos, numa façanha digna do pequeno herói conhecido como O Último Mestre do Ar.

Faixas: 

1. Airbender Suite
2. Earthbenders
3. The Avatar Has Returned
4. The Four Elements Test
5. Journey to the Northern Water Tribe
6. Hall of Avatars
7. Prologue
8. The Blue Spirit
9. The Spirit World
10. We Could Be Friends
11. We Are Now the Gods
12. Flow Like Water

Duração: 66:46

Jorge Saldanha

30 comentários sobre “Resenha: THE LAST AIRBENDER – James Newton Howard (Trilha Sonora)

  1. – mais especificamente na elogiada série de animação Avatar – The Last Airbender, a qual nunca assisti.

    Bom, a animação nao se chama Avatar – The Last Airbender, e sim, Avatar – A Lenda de Aang ( Avatar – The Legend of Aang )

    Favor, assim que possivel, reparar este erro grotesco.

    Curtir

  2. Aprecio demais o trabalho de JN Howard. Igualmente, sou grande fã da série. A trilha-tema feita para a série era lírica, tocante e épica. Muito bem escrita, apesar de não ter uma nota sequer feita por uma orquestra de verdade. Confesso que fiquei com o coração na mão antes de ouvir a escrita para o filme. Trocar o tema lírico por uma construção mais agressiva e épica foi uma escolha bem acertada. James arrasa, como sempre!

    Curtir

  3. Eu apreciava o trabalho deste compositor até ele se associar àquele farsante do Hans Zimmer. Depois só fez lixo. Saudade das trilhas “Restoration”, “The Fugitive”, “Dinosaur”, “Waterworld” e “Wyatt Earp”… bons tempos que não voltam mais.

    Curtir

    • Eu gosto muito do trabalho de Howard, e dizer que ele decaiu depois de trabalhar com Hans Zimmer… Juntos, eles fizeram uma das maiores trilhas que eu já ouvi (Batman, tanto o primeiro quanto o segundo), e, sinceramente, acho o estilo de Zimmer bem melhor que o dele. Ele simplesmente fez as melhores trilhas sonoras que existem (claro, na minha humilde opinião): The Dark Knight Rises, sozinho, Gladiator, Piratas do Caribe… Porém, claro, J.N.Howard ainda tem minhas músicas favoritas que, coincidentemente, estão neste album: Hall of Avatars e Flow Like Water, além de uma combinação de trechos que eu mesmo editei de The Spirit Worlds e We are now the gods.

      Curtir

  4. Por um acaso eu entrei aqui e li seus comentários sobre a trilha sonora do The Last Airbender.
    Achei muito coerente e senti muito embasamento no que vc dizia.
    Sou fã e colecionador de trilhas sonoras e é bom ver alguem que entende do assunto comentar sobre uma trilha que ainda não está disponível para o público de uma forma detalhada e que respeita os informações e observações pertinentes.
    Na verdade as dúvidas e preocupações que eu tinha foram todas exploradas pro vc.
    A única dúviida que fica é realmente ver se o diretor acerta desta vez, já que os 3 primeiros filmes foram muito bons e os seguintes deixaram muito a desejar.
    Parabens e já está incluido nos meus favoritos.
    Abrs

    Curtir

  5. Olá Marcelo, bem-vindo ao ScoreTrack e muito obrigado por suas gentis palavras. O site já tem 10 anos de estrada, e em “Conteúdo Clássico” você terá acesso a todo o acervo anterior a 2010 – resenhas de trilhas sonoras, filmes e DVDs/Blu-rays, perfis de compositores, artigos e muito mais. Bem, quanto ao filme propriamente dito, pelas críticas internacionais parece que Shyamalan continua em queda livre…

    Curtir

  6. Pingback: Cinema Musical: O Ouro para o Oscar 2011 « ScoreTrack.net

  7. Parabéns Jorge, admiro muito o seu trabalho
    E parabéns também ao Howard que fez a trilha sonora de vários filmes muito respeitados, como I Am Legend, Blood Diamond e The Dark Knight.

    Eu gostei muito deste filme(The Last Airbender), assim como gosto muito da série animada,
    mas se for depender das críticas que este filme está recebendo, será que haverá os próximos?!
    Abraços, e obrigado.

    Curtir

  8. Pingback: Os Indicados ao IFMCA – The International Film Music Critics Association Awards 2010 | ScoreTrack.net

  9. Pingback: Resenha: SNOW WHITE AND THE HUNTSMAN – James Newton Howard (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  10. Pingback: Resenha: THE DARK KNIGHT RISES – Hans Zimmer (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  11. Pingback: Resenha: AFTER EARTH – James Newton Howard (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  12. Realmente é uma pena nao ter o próximo (Book 2)
    nem ligo para oq dizem sobre as críticas,eu adoro avatar,e sempre vou gostar de “O ultimo mestre do Ar”.
    eu nunca canso de ver,até hoje eu vejo esse filme,a ultima vez q vi foi a 1 mes atraz…eu toco violino já a 10 anos e essa é sem duvida a trilha sonora mais linda q ja ouvi…mais nunca encontrei as partituras,só toco de ouvido,mesmo assim nao é o bastante….belíssimo trabalho!!!
    “Prologue” é d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Curtir

  13. Pingback: Resenha: GUARDIANS OF THE GALAXY DELUXE – Tyler Bates (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  14. Pingback: Resenha: DRACULA UNTOLD – Ramin Djawadi (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  15. Pingback: Resenha: UNBROKEN – Alexandre Desplat (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  16. Pingback: Resenha: MR. TURNER – Gary Yershon (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  17. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 2 – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  18. Pingback: Na Trilha: As Melhores Trilhas de 2015 que você (provavelmente) não Conhece – Parte 1 | ScoreTrack.net

  19. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNTSMAN: WINTER’S WAR – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  20. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: X-MEN: APOCALYPSE – John Ottman | ScoreTrack.net

  21. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: KUBO AND THE TWO STRINGS – Dario Marianelli | ScoreTrack.net

  22. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM (DE LUXE EDITION)- James Newton Howard | ScoreTrack.net

  23. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GUARDIANS OF THE GALAXY VOL. 2 (SCORE) – Tyler Bates | ScoreTrack.net

  24. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: VALERIAN AND THE CITY OF A THOUSAND PLANETS – Alexandre Desplat – ScoreTrack.net

Deixe um comentário