Tributo a John Williams 2010 (Atualizado com vídeos)


O ScoreTrack.net esteve presente em um dos concertos Tributo a John Williams, realizados neste final de semana no Rio de Janeiro. Se você não compareceu, leia esta matéria e saiba o que perdeu (clique nas imagens para ampliá-las) 

Depois de longos meses em reforma, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabriu suas portas recentemente, e trouxe aos cariocas, mais uma vez, o talento indiscutível do mais popular compositor de música para cinema. Apesar de estar com sua capacidade reduzida em 80% devido às obras de restauração – que ainda acontecem dentro e fora do teatro, o público prestigiou o concerto lotando o teatro. Tendo sido um dos espetáculos mais aplaudidos no ano passado, a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Roberto Minczuk, prestou novamente um Tributo a John Williams, mantendo praticamente o mesmo repertório executado em dezembro de 2009, com apenas algumas novidades.

Na primeira parte do concerto, a orquestra tocou bem os temas principais dos filmes Superman e Tubarão, e “Hedwig´s Theme” e “Harry’s Wondrous World”, ambos do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Destaque para a pianista que se “desdobrou” para executar sua partitura, ora tocando a celesta, ora o piano na mesma música. Esta performance se repetiu em diversas músicas ao longo do espetáculo.

O concerto seguiu com a deliciosa jazz suite “Closing in”, “Reflections” e “Joy Ride”, todas do filme Prenda-me se for Capaz. Leonardo Souza no vibrafone e glockenspiel, juntamente com Dilson Florêncio no sax alto, foram os solistas destaque desta dificílima obra. A primeira parte do concerto encerrou com a platéia eufórica ouvindo o tema principal do filme Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida.

Após um rápido intervalo, a OSB abriu a segunda parte do concerto com o bonito tema de Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros. O excelente violinista Daniel Guedes que, novamente convidado para fazer os solos das músicas “Theme from Schindler’s List”, “Jewish Town” e “Remembrances”, todas do filme A Lista de Schindler, tocou intensamente e foi aplaudido de pé retornando diversas vezes ao palco.

Entre idas e vindas, Minczuk surpreendeu a todos saindo um pouco das composições de John Williams para mostrar à platéia as ótimas orquestrações de músicas populares muito usadas pela Boston Pops Orchestra feitas pelo homenageado da noite. A música escolhida foi o tango “Por uma Cabeza” de Carlos Gardel, com o mesmo Daniel Guedes fazendo os solos de violino arranjados para o instrumento por Itzhak Perlman, violinista israelense considerado um dos maiores do século XX. Na última parte do programa nos foi apresentada uma suíte de Star Wars com 25 minutos de duração. Foram tocadas “Main Title”, “Princess Leia’s theme”, “The Imperial March”, “Yoda’s Theme” e “Throne Room & End Title”.

Terminado o programa, a orquestra retornou ao palco para um ‘bis’ após minutos de aplausos. A música escolhida foi “Flying’s Theme” do filme E.T. – O Extraterrestre. Mesmo sem a projeção do filme, não há quem não visualizasse mentalmente a cena da bicicleta voando. Passado o ‘bis’, enquanto a platéia aplaudia de pé e muitos já estavam indo embora, as luzes se apagaram e apareceu Darth Vader vindo do fundo da platéia com seu Sabre de Luz (vermelho) em direção ao palco.

Repetindo o feito do ano passado, uma das cenas mais engraçadas do espetáculo foi ver Vader no palco regendo a orquestra, conduzindo a execução do seu tema: o “The Imperial March” para o delírio de todos, em especial os fãs de Star Wars.

Ao final da performance de Darth Vader, o maestro Minczuk retornou ao palco com seu Sabre de Luz (azul) para cumprimentar o consagrado personagem da série.

O público carioca, com certeza, aguarda ansiosamente pelos próximos concertos dirigidos à música para cinema. Quem sabe teremos homenagens aos outros grandes mestres das telas como Jerry Goldsmith, Miklos Rozsa, Bernard Herrmann, Elmer Bernstein e Henry Mancini, entre muitos outros. 

Texto e Vídeos: Cesar Ehmann
Fotos: Michele Barsand

Anúncios

6 comentários sobre “Tributo a John Williams 2010 (Atualizado com vídeos)

  1. Parabéns Cesar e Michele pelo texto e as fotos! Me deixou com um aperto no coração ter perdido pela 2ª vez este concerto… torço que se houver um próximo concerto eu tenha “tempo” suficiente para apreciar o espetáculo ao vivo.

    Alguém tem ideia de quanto é o cachê do John Williams para trazê-lo aqui para o Brasil? Quem sabe fazendo uma vaquinha, hehe!

    Curtir

  2. Espero que uma dia esse concerto ocorra no Recife, para que eu possa assistí-lo, e que os outros grandes compositores citados na matéria também sejam homenageados.

    Curtir

  3. Sou pesquisador da Música do Cinema e fico muito feliz em ver a obra dos grandes Mestres desta tão inspirada Arte ser apresentada nas grandes salas de concerto. Aqui em Belém já tivemos algumas apresentações no Teatro da Paz com a orquestra do próprio Teatro e o público ficou verdadeiramente fascinado. JOHN WILLIAMS é, com certeza, um dos maiores compositores da história do cinema. Sua obra é riquíssima e muito inspirada. Conhecedor profundo da orquestra, JOHN WILLIAMS é um espetáculo à parte no filme. Gostaria apenas de sugerir algumas obras também muito importantes em sua extensa e brilhante carreira:
    O DESTINO DO POSEIDON, INFERNO NA TORRE, A FÚRIA, CONTATOS IMEDIATOS, JANE EYRE, TERREMOTO, MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, CONCERTO PARA CLARINETE, CONCERTO PARA VIOLINO E CONCERTO PARA FLAUTA.
    Aproveito também para sugerir concertos com obras de ENNIO MORRICONE, BERNARD HERRMANN, ERICH WOLFGANG KORNGOLD, MIKLÓS RÓZSA, JERRY GOLDSMITH, JOHN BARRY, HENRY MANCINI, ELMER BERNSTEIN, FRANZ WAXMAN, MAURICE JARRE, VICTOR YOUNG, ALEX NORTH, DIMITRI TIOMKIN, MAX STEINER, DAVID RAKSIN, ALFRED NEWMAN, SIR WILLIAM WALTON E NINO ROTA.
    Agradeço pelo espaço.
    Cordiais saudações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s