Resenha: FILM MUSIC 2009 – Vários (Trilha Sonora)


Selo: Silva Screen Records
Catálogo
: SILCD1308
Lançamento: 2010
Cotação: ****

A Silva Screen Records lançou uma coletânea com faixas marcantes do ano de 2009. Trilhas populares e premiadas estão juntas, trazendo variados estilos lado a lado, além de ter os compositores de maior destaque do ano passado. A compilação começa com uma das faixas mais importantes da trilha indicada ao Oscar de Avatar – “War”, de James Horner, tem mais de 7 minutos de duração e se destaca pela variação de sons e explosão de instrumentos. A segunda faixa é “Prime / I Rise, you Fall” composta para Transformers 2 – A Vingança dos Derrotados, com trilha assinada por Steve Jablonsky.

O estilo então muda com uma das faixas mais importantes compostas nos últimos anos – “Eli’s Theme”, do lírico e nostálgico filme sueco Deixe Ela Entrar. A trilha de Johan Soderqvist é belíssima – poética ao extremo, revelando toda a trama do longa através da mistura de cordas e violinos. Após, “Drag Me To Hell End Credits”, do longa de horror Arraste-me Para o Inferno, também merece seu destaque por ter sido uma das trilhas mais injustiçadas no ano de 2009, além de ser uma das melhores da carreira de Christopher Young.

“They’ll Remember You” de Operação Valquíria, composta por John Ottman, também marca presença, lembrando que a canção foi indicada ao World Soundtrack Awards na categoria melhor canção. A mesma é seguida por “Revolutionary Road – End Credits” tema de Foi Apenas um Sonho, score assinado por Thomas Newman. Passamos então para uma das trilhas mais marcantes dos últimos anos – “Postcards/Daisy’s Ballet Career” do filme O Curioso Caso de Benjamin Button é uma obra prima de Alexandre Desplat, que foi indicado ao Oscar no ano passado pela mesma – poética e emocionante, a trilha toda em si é fantástica e digna de ser lembrada, observando que aqui colocaram duas faixas do score compiladas em uma única.

Após Benjamin Button é a vez da faixa “Exodus”, do longa Um Ato de Liberdade de James Newton Howard – trilha também indicada ao Oscar do ano passado, muito lírica, seguindo a melodia de um violino tocado por ninguém menos que Joshua Bell. Ela então é seguida por uma das faixas da trilha vencedora do Oscar 2009 Quem Quer Ser Um Milionário? de A.R.Rahman: “Latika’s theme” é a faixa mais romântica desta trilha e também a mais tradicional, marcada por uma voz cantarolando a melodia enquanto instrumentos indianos complementam a faixa.

Chegamos então à grande faixa de 2009 – “The Meadow” do filme Lua Nova, composta por Alexandre Desplat, é o limite de uma alma apaixonada transmitida através das notas do piano. Para fechar temos a excelente trilha de Star Trek com a faixa “Hella Bar Talk / Enterprising Young Men”, de Michael Giachinno. Michael ganhou o Oscar 2010 de Melhor Trilha Sonora por Up! Altas Aventuras, mas ele merecia é ter levado mesmo por Star Trek, trilha brilhante e irresistível.

Film Music 2009 é um CD ótimo por ter vários estilos, além de demonstrar a força do francês Alexandre Desplat, já que ele é o único a ter 2 faixas no CD. Ótimo para aqueles que conhecem ou gostariam de conhecer algumas das trilhas sonoras de maior destaque do ano que passou.

Faixas:

1. Avatar – War (James Horner)
2. Transformers: Revenge Of The Fallen – Prime / I Rise, You Fall (Steve Jablonsky)
3. Let The Right One In – Eli’s Theme (Johan Soderqvist)
4. Drag Me To Hell – End Credits Original version (Christopher Young)
5. Valkyrie – They’ll Remember You (John Ottman)
6. Revolutionary Road End Credits (Thomas Newman)
7. The Curious Case Of Benjamin Button – Postcards / Daisy’s Ballet Career (Alexandre Desplat)
8. Defiance – The Exodus (James Newton Howard)
9. Slumdog Millionaire – Latika’s Theme (A. R. Rahman)
10. The Twilight Saga: New Moon – The Meadow (Alexandre Desplat)
11. Star Trek – Hella Bar Talk / Enterprising Young Men (Michael Giacchino)

Duração: 52:43

Viviana Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s