Resenha: THE WOLFMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora)


Música composta por Danny Elfman
Música Adicional de Conrad Pope, T.J. Lindgren e Edward Shearmur
Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 067 010 2
Lançamento: 2010
Cotação: ****

Como The Wolfman uiva. O score para este projeto atribulado deu muitas voltas antes de chegar ao público, e passou pelas mãos de vários compositores durante o caminho. De Danny Elfman para Paul Haslinger, de Haslinger para Conrad Pope, T.J. Lindgren e Ed Shearmur, esta era uma batuta que parecia nunca achar seu dono. Isto é o que acontece quando o controle de danos de um projeto deve funcionar bem. O filme passou por grandes mudanças na edição já próximo ao seu lançamento, e o resultado foi um exemplo minimamente viável de entretenimento. Mas e sua trilha sonora?

Bem, ela saiu melhor que a encomenda, e você pode comprovar isso no CD que tem 19 faixas que somam mais de uma hora de duração. Por mais que a música de Danny Elfman não me empolgue, o fato é que gostei bastante do seu The Wolfman, provavelmente devido às colaborações que acabou recebendo. Claro, o modo como esse esforço colaborativo acabou acontecendo não é o ideal para um filme, mas no final acabou nos dando um fantástico score

 Isto provoca uma indagação – a música de Elfman é melhor desenvolvida em forma de colaboração? É o que parece. Um parceiro sólido pode ser capaz de diminuir aquela sensação de mesmice que ecoa na música de de Elfman, extraindo o melhor do seu material. Isto poderia ter transformado um projeto como Wanted em uma trilha sonora épica, caso o pegadiço tema de Elfman fosse incorporado mais profundamente no underscore por um co-compositor. Alguém percebeu como 9 ficou bom com a participação de Deborah Lurie? Veja, há um certo senso de movimento e energia dentro de The Wolfman que dá a impressão de que o trabalho de Elfman foi trabalhado e melhorado por outros competentes compositores, e esta é uma tendência que eu gostaria que continuasse. 
 
O score começa forte (com o tema principal de Elfman) e é desenvolvido de uma forma que faz com que ele se torne por si próprio um veículo narrativo. Realmente, com todo o trabalho duro e reviravoltas que envolveram este score, o produto final existe como uma fabulosa narrativa musical. Não fosse o envolvimento de Pope, Shearmur e o pouco reconhecido Lindgren, The Wolfman poderia ter se transformado em outro Sleepy Hollow: uma boa partitura, mas facilmente esquecível.
 
Bem, tão cedo não criticarei The Wolfman. Esta trilha tem um charme sombrio e um bem-vindo sabor de horror clássico. Pense nos lendários e icônicos filmes de horror do início do cinema, e os imagine acompanhados por um estilo atualizado de trilha sonora. Em resumo, é isso que você ouvirá em O Lobisomem. Um filme irregular que recebeu um score de valor, graças a um esforço em equipe! Os compositores que se envolveram no projeto fizeram um ótimo trabalho de controle de danos, e verdadeiramente criaram um trabalho acima da média. Não deixe que a mordida de um filme ruim o impeça de desfrutá-lo.
 
Faixas:
 
1. Wolf Suite Pt 1
2. Wolf Suite Pt 2
3. Prologue
4. Dear Mr. Talbot
5. Bad Moon Rising
6. Gypsy Massacre
7. Wake Up, Lawrence
8. The Funeral
9. The Healing Montage
10. First Transformation
11. You Must Go
12. The Antique Shop
13. Country Carnage
14. Be Strong
15. The Madhouse
16. Reflection / 2nd Transformation
17. The Traveling Montage
18. The Finale
19. Wolf Wild #2
 
Duração: 66:11

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha: THE WOLFMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora)

  1. Realmente o filme não ficou a altura da trilha. Mesmo com atores e equipe de peso faltou alma. Já a trilha me surpreendeu e fiquei surpreso quando nos créditos finais vi o nome de Elfman como compositor. Se ele recebeu colaboração para fazer a tilha, também acho que seria um novo caminho para ele explorar novas idéias.

    Curtir

  2. Embora eu tenha cometido um erro, ou seja, ouvi a trilha antes de conferir o filme, a partitura me surpreendeu pela intensidade e a maneira convincente em como o tema se repete sem, contudo, se tornar algo forçado ou cansativo.

    Curtir

  3. Pingback: Os indicados ao WORLD SOUNDTRACK AWARDS 2010 « ScoreTrack.net

  4. Pingback: Resenha: CAPTAIN AMERICA: THE FIRST AVENGER – Alan Silvestri (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s