Resenha: PERCY JACKSON AND THE OLYMPIANS: THE LIGHTNING THIEF – Christophe Beck (Trilha Sonora)


Percy_Jackson_CDMúsica composta por Christophe Beck
Selo
: ABKCO
Catálogo
: 03242
Lançamento
: 2010
Cotação: ****½

Percy Jackson and The Olympians: The Lightning Thief é o mais novo exemplo de uma série de livros de fantasia a serem adaptados para a tela grande. Do mesmo modo que deu início aos filmes de Harry Potter, Chris Columbus é o diretor por trás deste primeiro capítulo, e numa surpresa bem-vinda, Christophe Beck recebeu a tarefa de compor a trilha sonora. Christophe fez sua carreira trabalhando em séries de TV, além de projetos eventuais para o cinema, e até hoje não recebera a oportunidade que o colocaria na lista dos compositores mais requisitados. Com The Lightning Thief ele recebeu a bem merecida chance de participar de um blockbuster – mas será que ele se aproveitou bem dela?

A resposta é: sim. The Lightning Thief é um score orquestral grandioso, tradicional, que possui novas ideias, temas clássicos e uma profundidade incomum para a música que estamos acostumados a ouvir nestes filmes, em anos recentes. Posso afirmar que esta trilha sonora é herdeira dos scores de aventura de Jerry Goldsmith, um estilo que ainda não havia sido revisitado desde a sua morte, já que os sons do passado deram lugar ao hoje familiar e moderno som de estúdio. É muito agradável ouvir a magia da orquestra retornar através deste trabalho de Christophe!

Já que este é o primeiro filme de uma série em potencial, é interessante destacar a abordagem adotada por Christophe, especialmente no que se refere ao tema principal. Quando o ouvi pela primeira vez, o considerei digno de conduzir o filme, mas também notei que é um tema preparado para ser expandido. Christophe nos passa a sensação de que uma jornada está se iniciando e que ainda há um longo caminho à frente, mas ao mesmo tempo satisfaz as necessidades deste filme. Tal técnica requereu uma complicada precisão para ser executada, mas ele foi bem-sucedido. Isto leva à questão de em quais fatores os compositores talentosos se baseiam, para escrever música em um estilo narrativo. No caso presente, habilidade e sentimento.

Também mencionei a profundidade deste score – ele não vai simplesmente do ponto A para o ponto B, há vários motivos secundários e contrapontos em funcionamento. Muito pelas mesmas razões pelas quais eu gosto do trabalho de John Williams, Christophe mantém o conjunto de fundo interessante, mesmo quando um motivo primário está à frente. Acho que isto também estimula as repetidas audições, já que uma faixa básica com apenas uma melodia de frente cansa mais rapidamente.

A única razão para não dar a The Lightning Thief a cotação máxima é uma ocorrência casual: elementos do tema principal lembram-me trechos de The Musketeer, de David Arnold. Tente separar os dois, e verá que se trata de uma tarefa difícil. Espero que futuras audições ajudem-me a colocar uma barreira entre os dois. Fora isso, literalmente nada mais há que eu possa criticar neste score. Eu recomendo fortemente sua aquisição, já que ele tem tudo para ser considerado um dos melhores de 2010. O empolgante trabalho de Christophe Beck para a saga Percy Jackson está disponível em CD e download digital do selo Universal.

Faixas:

1. Prelude
2. The Minotaur
3. Chiron
4. Victory
5. The Fury
6. Dyslexia
7. The Hydra
8. Medusa
9. Son of Poseidon
10. The Parthenon
11. Hollywood
12. Lost Souls
13. Fighting Luke, Part 1
14. Fighting Luke, Part 2
15. Hades
16. Mount Olympus
17. Poseidon
18. Homecoming
19. End Credits

Duração: 59:08

Tom Hoover

Anúncios

5 opiniões sobre “Resenha: PERCY JACKSON AND THE OLYMPIANS: THE LIGHTNING THIEF – Christophe Beck (Trilha Sonora)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s