Resenha: INVICTUS (Primeira Impressão)


INVICTUS (Invictus, EUA, 2009)
Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge , Patrick Mofokeng, Matt Stern
Compositores: Kyle Eastwood, Michael Stevens
Roteirista: Anthony Peckham
Diretor: Clint Eastwood

Qual a receita para ser um diretor de sucesso?
Primeiramente, atingir um público que a ele será fiel e também conquistar a cada dia novos espectadores. 

Clint Eastwood foi ator e há um bom tempo vem desempenhando o papel de diretor – sem errar a mão. Consegue tratar de temas delicados como eutanásia  e justiça com as próprias mãos com a mesma classe que consegue transformar uma história real em um belo e despretensioso filme.

A nova obra de Eastwood – Invictus, que estreia no Brasil neste dia 29 de janeiro – narra a história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, François Pienaar (MATT DAMON), para trazer união ao seu país. Apesar de uma história verdadeira, esse pano de fundo (rúgbi) que parece ficção talvez seja a melhor forma de apresentar ao público uma história de conquista e união.

O filme mostra como as diferenças entre brancos e negros, que sempre foram fortes no continente africano, tiveram de ser superadas para que o crescimento de um povo pudesse ser concretizado. E Eastwood, com sua experiência inegável, trata do assunto com muita classe e competência, o que fica fácil quando se tem no elenco figuras como Freeman e Damon. 

A fotografia do filme é simples e sua trilha não chega a ser empolgante. Mas, se o filme perde nesses aspectos, ganha no figurino e na edição. Tenho que confessar que, embora o filme não seja sobre rúgbi, acabei tirando algumas dúvidas que eu tinha no esporte e, mesmo assim, acompanhei a idéia central do diretor. É um filme que trata de união e conta uma história muito bonita de superação e empenho! Portanto, se você gosta de histórias humanas, não perca este mais novo filme de Eastwood.

Já para quem busca apenas diversão e esclarecimento sobre o rúgbi… bem…. posso dizer que esse filme também é feito para vocês. Pois, como na temática do filme, sua história não faz distinção entre pessoas. 

Boa partida… digo, bom filme!

Lucas Vandanezi
Lvandanezi@scoretrack.net

34 comentários sobre “Resenha: INVICTUS (Primeira Impressão)

  1. Pingback: Estreias no Cinema – 29/01/2010 « ScoreTrack.net

    • Nada a ver. Então tu não viu o filme direito e não tem consciência. Que falta de consideração.
      Garanto que se o filme fosse “Rebolation” tu ia amar… Desculpa ai…..

      Curtir

  2. Olá!
    Bá! O filme é muito bom, muito bem pensado, tchê. Nelson Mandela é o cara.
    Parabéns a todo o elenco e é uma pena que não tenha como isso chegar aos ouvidos
    deles. :D
    Abraço.

    Curtir

  3. Um filme muuito bom e que mostra uma série de ideais muito interessantes.
    Nelson Mandela, definitivamente, é muuuito evoluído.

    E, comentando sobre o Rugby, acho que não teve uma só pessoa que não torceu para a vitória no ultimo jogo, no final do filme. *-*

    Curtir

  4. Boom,eu gostei muitoo desse filme…Além de ser um filme interessante é um filme realista que mostra como o racismo é “comum” na sociedade !!!!
    As pessoas que não gostaram desse filme,são pessoas que PODEM ser racistas e não aceitam a pura verdade que estão cometendoo ou pessoas que não gostaram de como o filme fooi feiito ou de outra coisa que acharam que o filme foii ruuim !! Não seei…vai de cada um né?! :)
    + gostei mtu e mtu msm desse filme,Nelson Mandela foi um “Herói” pela sua dedicação,determinação e Justiçaa !!
    E somos TODOS iguais não se ESQUEÇAM disso…Bjo:)

    Curtir

  5. Maravilhoso !!!Uma lição de perdão, humildade, perseverança.liderança que acabou com o racismo, egoismo, diferença e discriminação e muitos!!!!

    Curtir

  6. eu nao gosto mito de filme de derama mas o filme invictus deixou uma mensagem para mim ki eu devo perdoar as pessoas independimente da cor, raça ou religião.

    Curtir

  7. adorei esse filme o Mandela é um heroi vc q ñ gostou porque veio nesse site só para discutir q é uma porcaria….+++ eu adorei e gostaria de ver de novo esse filme!!

    Curtir

  8. Nãoo cheguei a assistir esse filme mais minhas amigas luriane e jaine me disseram q esse filme é demais !!!pretendo assistir p tirar essa dúvida….bjs

    Curtir

  9. หσσรค, мu¡¡тσ Ъσм σ ƒ¡łмε, uм dσร мεłнσяεร + gσรтε¡ мтu ε мтu мรм dεรรε ƒ¡łмε,หεłรσห мคหdεłค ƒσ¡ uм “нεяó¡” pεłค รuค dεd¡cคçãσ,dεтεям¡หคçãσ ε juรт¡çคค !!!

    Curtir

  10. Pingback: Resenha: J. EDGAR (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net

Deixe um comentário