Editorial: Séries incompletas em DVD


Há muitos anos, em uma galáxia bem próxima, soube com espanto que a Fox iria lançar no Brasil, em DVD, a primeira temporada da série ARQUIVO X. Nos EUA as séries de TV já estavam saindo regularmente no então novo formato de vídeo, mas aqui este era um lançamento inédito. Pois o box saiu, e a partir de então minha grande dúvida passou a ser se a Fox lançaria aqui todas as nove temporadas da série. Bem, o tempo passou e a Fox efetivamente disponibilizou a série completa de ARQUIVO X – aliás, foi a primeira série que passou a estar integralmente disponível em DVD no Brasil -, e os relançamentos posteriores dos boxes, com novas embalagens e grafismos, comprovaram que as vendas continuaram em alta.

Antes da Sookie de TRUE BLOOD houve BUFFY, a esquecida da Fox

Antes da Sookie de TRUE BLOOD houve BUFFY, a "esquecida" da Fox

Infelizmente, o caso de ARQUIVO X não é a regra. A própria Fox possui exemplos de desrespeito aos fãs de determinadas séries, que querem possuí-las na íntegra em boxes originais que não chegam aqui. São vários casos em que algumas temporadas foram lançadas e as restantes simplesmente “esquecidas”, mas vou falar apenas dos que mais conheço. BUFFY, A CAÇA VAMPIROS teve sua primeira temporada lançada em 2002, e até a terceira os lançamentos foram regulares. Em 2003 os lançamentos foram suspensos, e se passaram três longos anos até que a Fox lançou as quarta e quinta temporadas. Contudo, já estamos em 2009 e nada de a distribuidora lançar as duas temporadas finais da série. Pior ainda é a situação da spin-off de BUFFY, ANGEL, que teve apenas duas de suas cinco temporadas lançadas aqui e não há previsão da continuidade dos lançamentos.

A Fox também distribui no Brasil as séries da franquia STARGATE – SG-1 e ATLANTIS. A primeira temporada de SG-1 saiu em 2005, e se passaram dois anos até que a distribuidora retomasse os lançamentos da série, que teve dez temporadas. A última temporada lançada aqui foi a sétima, em 2008, e até o momento a distribuidora não anunciou o lançamento das três restantes – apesar de já ter disponibilizado os longas A ARCA DA VERDADE e LINHA DO TEMPO, posteriores ao encerramento da série . Melhor sorte teve ATLANTIS, que de suas cinco temporadas já teve lançadas aqui quatro.

Mas a Fox não é a única a deixar os fãs de determinadas séries na mão. A Universal lançou em 2006 (porcamente, diga-se de passagem) a 1ª temporada de XENA, A PRINCESA GUERREIRA e simplesmente esqueceu das quatro temporadas restantes. A Warner também possui várias séries clássicas e contemporâneas “penduradas” (incluindo de desenhos), porém outro caso que gera grande preocupação é a Paramount, que após lançar aqui na íntegra três séries da franquia JORNADA NAS ESTRELAS – A SÉRIE CLÁSSICA, A NOVA GERAÇÃO e ENTERPRISE, trouxe para o Brasil apenas três temporadas de DEEP SPACE 9 e duas de VOYAGER (cada uma teve sete) , e não tem previsão de lançamento das que faltam. Quando os fãs esperavam que, com a chegada do novo filme este ano, a distribuidora lançasse as temporadas restantes, ela optou por relançar a SÉRIE CLÁSSICA remasterizada e com novos efeitos CGI.

Enfim, é um triste panorama. Além das distribuidoras ignorarem por completo algumas séries no Brasil, as que lançam muitas vezes chegam aqui com som e imagem mutilados, ou ainda têm seus lançamentos suspensos provavelmente em razão de venderem pouco – e isso, muitas vezes, nem é culpa do consumidor mas da própria distribuidora, que em tempos de downloads da internet adota cronogramas de lançamentos mal feitos ou lançam produtos de qualidade inferior. Isso sem dúvida é desrespeitar aqueles que compraram as temporadas iniciais de suas séries preferidas em DVDs originais e foram deixados na mão com uma coleção incompleta. Mesmo com prejuízo, as distribuidoras nacionais deveriam completar tais séries, sob pena de estimular a tão combatida por elas pirataria. Afinal, nem todos dominam o inglês e dispõem de grana para importar legalmente suas séries favoritas.

Jorge Saldanha

Anúncios

7 comentários sobre “Editorial: Séries incompletas em DVD

  1. Perfeito! Como é bom perceber que esse tipo de coisa não está passando batido pelos colecionadores com voz ativa. Fico feliz de ver que a batalha por respeito das produtoras está tendo eco na internet. Parabéns!

    Curtir

  2. Não pode e nem deve passar batida Jotacê! As distribuidoras devem ser elogiadas ou criticadas, de acordo com a situação. Meus textos aqui no ScoreTrack e no DVD Magazine sempre se pautaram por essa regra, e acredito que este seja também o caso do amigo e seu blog. E segue a luta!

    Curtir

  3. Saudações Nobre João Saldanha.

    Gosto muito de sua forma de escrever e, com sua autorização lógico, gostaria de usar esse seu texto como base de pesquisa para um post que estou desenvolvendo para o Blog do Jotacê.

    Alexandre “NerdMaster” Garcia

    Curtir

  4. Pingback: Séries lançadas incompletas no Brasil em DVD | Blog do Jotacê

  5. Inacreditável como Angel e Buffy foram esquecidas. É realmente falta de respeito. Eu tanto desacredito neles que agora só compro dvds de temporadas quando lançam TODAS porque eles ESQUECEM que agente comprou os primeiros DVDs da série esperando completá-la. Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s