Ator Paul Newman Morre aos 83 anos


Paul Newman

Paul Newman (1925-2008)

Foi divulgado o falecimento, ocorrido na madrugada deste sábado, do veterano ator Paul Newman. Aos 83 anos Newman, que sofria de câncer de pulmão, faleceu em sua casa, em Westport, Connecticut.

Paul Leonard Newman, filho de pai judeu e mãe católica, nasceu no subúrbio de Cleveland, em Shaker Heights, Ohio, no dia 26 de janeiro de 1925. Sua estréia artística aconteceu no Broadway Theater com a peça Picnic, de William Inge. Após sair da faculdade de Yale, onde estudou artes, se formou em outro curso para teatro. Sua estréia na carreira cinematográfica foi em 1954 com o filme The Silver Chalice. Mas seu primeiro papel de destaque aconteceu dois anos depois com o longa-metragem Marcado pela Sarjeta.

Apenas quatro anos após sua estréia, ele foi indicado pela primeira vez ao Oscar, por sua interpretação do personagem Brick Pollitt em Gata em Teto de Zinco Quente. Porém, naquele ano, 1959, o vencedor foi James David Graham Niven, por Vidas Separadas. Após ter sido preterido várias vezes nas premiaões do Oscar e do Globo de Ouro, Newman teve uma brilhante carreira gloriosa, e conquistou o Oscar de Melhor Ator com o papel de Eddy, um jogador de bilhar profissional em A Cor do Dinheiro, dirigido por Martin Scorsese.

Foi premiado com um BAFTA pelo personagem Eddie Felson de The Hustler, e conquistou um Emmy e um Globo de Ouro por Max Roby, de Empire Falls. Ele também recebeu um Oscar por Conjunto da Obra. Além de ator, Newman consagrou-se também como diretor e produtor. Nestas funções, ele participou de nove filmes, e em 1968, foi premiado com um Globo de Ouro por sua direção no filme Rachel, Rachel, obra que também concorreu ao Oscar de Melhor Filme do ano. O ator trabalhou também com dublagem, recentemente dando voz a Doc Hudson no longa-metragem Carros, da Disney.

Além do cinema, a outra grande paixão de Newman era o automobilismo. Em 1979 chegou a disputar as 24 Horas de Le Mans, onde ficou em segundo lugar. O ator casou-se duas vezes, a primeira com Jackie Witte, por oito anos, e depois com a atriz Joanne Woodward. Seus dois casamentos lhe deram seis filhos. O primogênito Scott Newmann morreu em 1978 de overdose.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s