Morre Isaac Hayes


Isaac Hayes recebe seu Oscar pelo tema do filme SHAFT
Isaac Hayes recebe seu Oscar pela canção-tema do filme SHAFT

Isaac Hayes, um dos maiores intérpretes da soul music norte-americana a partir dos anos 1970, morreu aos 65 anos na madrugada deste domingo em Memphis, no Tennesse. O cantor foi o primeiro artista afro-americano a ganhar um Oscar de melhor canção original pelo filme Shaft, de Gordon Parks. Hayes foi encontrado inconsciente próximo a uma esteira ergométrica em sua casa, segundo contou à polícia o porta-voz do artista, Steve Schular. Uma equipe de paramédicos tentou reanimá-lo, mas o cantor não resistiu e morreu a caminho do hospital. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo a polícia, não há indícios de crime.

Isaac Hayes nasceu no dia 20 de agosto de 1942, em Covington, no Tennesse. Ele perdeu os pais ainda na infância e foi criado pelos avós. Hayes foi durante muitos anos compositor e arranjador da gravadora Stax Records, em Memphis. Ele também foi backing vocal de artistas como Otis Redding e Sam & Dave, nos anos 60. Seu primeiro álbum-solo foi lançado em 1967, Presenting Isaac Hayes. O álbum Hot Buttered Soul o transformou em uma estrela musical em 1969, mas foi a partir da premiada e inovadora trilha sonora do filme blaxploitation Shaft (1971) que a carreira de Hayes decolou definitivamente.

Além de cantor e instrumentista, Hayes também foi ator – ele compôs as trilhas sonoras e atuou em Tough Guys (1973) e Truck Turner (1974). Foi o vilão do cultuado filme de John Carpenter Fuga de Nova York (1981), e dublou o personagem Chef nas primeiras temporadas do irreverente desenho South Park (1997). Uma das últimas aparições de Hayes como ator foi num episódio da série Stargate SG-1, em 2006.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s