Resenhas - Filmes

Resenha: JOGOS VORAZES (Filme em Destaque)

JOGOS VORAZES (The Hunger Games, EUA, 2012)
Gênero: Ficção Científica
Duração: 144 min.
ElencoJennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Stanley Tucci, Amandla Stenberg, Willow Shields, Isabelle Fuhrman, Donald Sutherland
Trilha SonoraJames Newton Howard
Roteiro: Gary Ross
Direção: Gary Ross
Cotação: ****

Uma bela surpresa este JOGOS VORAZES (2012). O trailer nacional da Paris Filmes vende o filme como algo bem vagabundo e também faz, na maior cara de pau, propaganda explícita dos livros na qual a produção é baseada. Mas isso faz parte da tradição da distribuidora. A surpresa de JOGOS VORAZES também chegou às bilheterias, com o filme atingindo números estratosféricos só no primeiro final de semana de exibição. Mas o mais importante é que se trata de uma produção de qualidade, com uma condução narrativa acertada de Gary Ross, o sumido diretor de SEABISCUIT – ALMA DE HERÓI (2003).

Em certo momento da sessão, ouvi alguém dizer: “estou entediado”. Enquanto isso, eu curtia cada momento, desde os mais “lentos” e que lidam com detalhes relativos à organização do reality show mortal até as sequências mais movimentadas, em que a protagonista luta pela sua vida. Provavelmente esse tédio que o espectador sentiu se deva ao fato de terem escolhido uma duração para o filme de quase duas horas e meia, o que não deixa de ser uma atitude ousada para uma nova franquia, mas que não é novidade para os filmes direcionados a uma plateia mais jovem.

O filme guarda muitas semelhanças com BATALHA REAL, de Kinji Fukasaku. Basicamente a trama é a mesma e não sei o quanto a autora dos livros tem dito ter sido ou não influenciada pela obra japonesa, muito mais violenta, obviamente. O fato é que o enredo é basicamente o mesmo. O que muda é que, na produção americana, há mais dinheiro na produção para bancar efeitos especiais e mais detalhes relativos ao uso de câmeras no perverso programa que seleciona jovens de 12 a 18 anos para lutar num combate até a morte, para que só sobre apenas um sobrevivente.

Apesar do nobre elenco de coadjuvantes, representado principalmente por Woody Harrelson, Stanley Tucci e Donald Sutherland, o filme não teria alcançado o mesmo sucesso se não fosse a beleza, o carisma e mesmo a boa atuação de Jennifer Lawrence, essa moça linda que despontou para o estrelato logo com uma indicação ao Oscar (por INVERNO DA ALMA) e que está chamando a atenção também em superproduções como X-MEN – PRIMEIRA CLASSE. JOGOS VORAZES é o seu filme de maior visibilidade para o mundo. E com certeza a legião de fãs da moça só tende a aumentar. Ela merece.

Ailton Monteiro

About these ads

4 comentários sobre “Resenha: JOGOS VORAZES (Filme em Destaque)

  1. Pingback: Resenha: PARKLAND – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  2. Pingback: Resenha: JOGOS VORAZES – EM CHAMAS (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net

  3. Pingback: Resenha: JOGOS VORAZES – EM CHAMAS | SCI FI do Brasil

  4. Pingback: Resenha: DIVERGENTE (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s