Resenha: CONAN THE BARBARIAN – Basil Poledouris (Trilha Sonora)

Música composta por Basil Poledouris – The City of Prague Philharmonic Orchestra e Coro regida por Nic Raine
Selo: Prometheus Records
Catálogo: XPCD 169
Lançamento: 02/11/2010
Cotação: *****

Conan, O Bárbaro pode ser considerada a jóia na coroa da impressionante carreira de Basil Poledouris. No gênero de fantasia e aventura, é um score que, na minha opinião, está à altura dos melhores de Star Wars, e merece ser lembrado como um dos maiores de todos os tempos.

Fora isso, faltava uma adequada gravação desta obra épica de Poledouris, e felizmente para nós ela finalmente chegou por cortesia da Prometheus Records. A trilha sonora completa foi brilhantemente regravada com base em suas orquestrações originais, e o resultado final é que um dos melhores trabalhos já criados para o cinema agora soa melhor do que nunca. Mas tem mais.

O score original de Conan tinha um certo charme associado à gravação e interpretação nada estelares, mas o fato é que já estava mais do que na hora de ser feita uma regravação. Produzido pelo competente James Fitzpatrick, que sabe como realizar regravações excepcionais, ele lançamento nos traz uma completa apresentação da música do filme, incluindo material anteriormente não disponível e gravações alternativas de determinadas faixas.

Com a interpretação dos quase 100 músicos e o coral da Orquestra Filarmônica de Praga, este CD duplo fornecerá uma imersão na experiência musical de Conan como nunca antes aconteceu. Até mesmo o tema principal, que já ouvi centenas de vezes, agora soa novo e energizado. Com apenas alguns minutos de audição, tive certeza de que este lançamento certamente seria um sucesso. E não estava enganado.

O material inédito representa uma adição de grande valor à trilha sonora, o que fica evidente ao ouvirmos uma faixa como “Pit Fights”, no disco 1. A vida barbárica à qual Conan foi forçado é representada maravilhosamente bem nesta composição de brutalidade, uma inclusão necessária para que a história flua melhor musicalmente. Da mesma forma, a ameaçadora percussão de “Wolf Witch” e o retorno do tema principal em “Orgy Fight”, decididamente levam este conto a uma escala maior e mais detalhada.

Outro aspecto onde este lançamento se destaca é que, graças à límpida regravação, finalmente podemos ouvir com clareza os detalhes sutis que Basil incorporou ao score. A instrumentação peculiar e as faixas de fundo merecem especial atenção e, na minha opinião, ajudam a criar a impressão de que a partitura pertence a outra Era.

Vale referir que este álbum não possui a arte de capa original do filme, mas isso não lhe retira o valor. Além do principal, que é a música em si, ele oferece um encarte com comentários de faixas e outras informações de interesse, que ajudam a transmitir a adoração que a família de Basil tinha por ele e sua obra.

Em resumo, este é um lançamento essencial. Tanto faz se você deseja reviver as aventuras do Cimério de uma nova forma, ou se você é um neófito neste score clássico; ele é uma audição obrigatória para qualquer um que leve a sério a música do cinema. E que agora venha uma regravação completa de Conan, O Destruidor, para que a festa seja completa!

Faixas:

Disco 1
1. Prologue (Film Version) / Anvil Of Crom
2. Riddle Of Steel / Riders Of Doom
3. The Gift Of Fury
4. Column Of Sadness / Wheel Of Pain
5. Pit Fights +
6. Prologue (Original Version)
7. Atlantean Sword
8. Wolf Witch +
9. Theology / Civilization
10. The Street Of Deviants * / Hopefuls At The Tower Of Set +
11. The Tower Of Set + / Snake Attack + / Las Cantigas De Santa Maria
12. Infidels +
13. The Tavern +
14. The Wifeing
15. In The Court Of King Osric +
Conan Leaves Valeria / The Search
17. The Mountain Of Power / Capture +
18. The Tree Of Woe / Recovery +

Disco 2
1. The Kitchen / The Orgy
2.Orgy Fight * +
3. Funeral Pyre
4. Battle Preparations / Battle Of The Mounds (Part I)
5. Battle Of The Mounds (Part II) +
6. Battle Of The Mounds (Part III) / Night Of Doom
7. Head Chop +
8. Orphans Of Doom / The Awakening
9. Epilogue / End Titles +
BONUS TRACKS
10. Theology / Civilization (Alternate Version)
11. The Tower Of Set (Alternate Cue) +
12. Battle Of The Mounds (Part II) (Original Version) +
13. Chamber Of Mirrors From “Conan The Destroyer” (07:16)
14. Riders Of Doom (Orchestral Version)

* Clipe de Som
+ Previamente inédito

Duração: 122:00

Tom Hoover

About these ads

12 opiniões sobre “Resenha: CONAN THE BARBARIAN – Basil Poledouris (Trilha Sonora)”

  1. Olá, senhor Jorge Saldanha. Brilhante texto sobre a brilhante trilha. A única lástima é que o compositor Bail Poledouris já não está mais entre nós, assim como, por outro lado, o Governator já terminou o seu mandato político e poderia começar a filmar Conan Rei, mas tiveram a diabólica idéia de recomeçar tudo de novo com um cara que parece feirante interpretando o cimério. Fora isso, continuemos esperando pelo lançamento em Blu-ray dos filmes de Conan. Crom!

  2. Esta é uma das minhas trilhas sonoras favoritas, ela capta a essência da Era Hiboriana tornando essa periódo imaginário em algo palpável, recomendo a audição dessa obra não apenas assistindo o filme, mas ela torna-se o complemento perfeito ao ler as revistas ou livros de Conan.

  3. A maior e melhor trilha da Basil ganha uma roupagem nova, com som límpido e muita energia. Uma trilha tão obrigatória para todos os cinéfilos, que deveria ser entregue já na saída da maternidade. Aguardo ansioso a chegada da trilha estendida de Conquista Sangrenta (Flesh+Blood), lançada pela Intrada. Na minha opinião, esta trilha de Basil para o filmaço de Paul Verhoeven está logo ali, atrás da de Conan, o Bárbaro. Épica, poderosa e com temas belíssimos. Tente não se emocionar ouvindo “The Box” ou “Arnolfini’s Assault”. Obrigatória também.

  4. Ainda prefiro a original conduzida pelo Basil. Este lançamento me afradou por preencher as lacunas da trilha anterior.

  5. Como uma grande admiradora do clássico ainda me delicio com a bela apresentação do filme pela apreciação musical já que a refilmagem deixa a desejar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s